Use o software da construção civil para facilitar a DIME

Diga em qual estado brasileiro sua empresa está para saber como declarar os rendimentos recolhidos pelo ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

Se a sua construtora ou incorporadora fica em Santa Catarina, o nome do documento para prestação de contas é DIME (Declaração do ICMS-SC e Movimento Econômico). Em outros estados, essa documentação pode se chamar GIA ou GIAM (Guia de informação e Apuração Mensal do ICMS), mantendo a mesma função: informar ao fisco qual foi o fluxo do ICSM movimentado pela empresa a cada mês do ano.

Todo o mês, até o dia 10 – varia conforme o estado -, a sua empresa deve preencher os dados das notas fiscais recebidas e emitidas no sistema fornecido pela Secretaria de Finanças (Sefin) ou pela Secretaria da Fazenda (Sefaz). Esse procedimento, quando feito manualmente, envolve os setores financeiro e de contas a receber e a pagar, que, salvo exceções, passam pelo retrabalho de digitar dados das Notas Fiscais Eletrônicas (NFes) manualmente em diferentes sistemas ou planilhas de controle. Depois disso, o relatório ainda precisa ser preenchido nos sistemas oferecidos pelo governo.

Você deve estar se perguntando: como posso tornar esse processo automático e simplificar a prestação de contas? A resposta está na escolha do software da Construção Civil, que gera relatórios em formatos já compatíveis com os arquivos da receita, com a vantagem de centralizar todas as movimentações financeiras da sua incorporadora ou construtora.

Fique atento: erros ao fazer o demonstrativo mensal da apuração do ICMS podem resultar em multa e sanções. Então, entenda o que é o ICMS e qual a importância de optar por software da Construção Civil que gera o relatório da DIME automaticamente.

#O que é o ICMS?

[corte]

#Por que empresas da Construção Civil declaram a DIME

[corte]

#Como o software da Construção Civil pode ajudar na entrega da DIME?

Tanto na Dime quanto na GIA, as empresas têm que declarar ao fisco algumas informações econômicas, como operações e prestações realizadas sujeitas ao ICMS. Isso ajuda o Governo a fazer a apuração do imposto. Se a sua empresa ainda tem o cadastro estadual, não há escapatória e pode até existir multa, que em Santa Catarina equivale a 0,1% das relações e prestações de entrada e saída, não inferior a mil reais. Isso significa que a sua empresa pagará, no mínimo mil reais de multa, mesmo que, por exemplo, tenha comercializado menos do que esse valor no mês.

 

[corte]

O software da Construção Civil não ajuda somente a gestão de matérias-primas, prazos, equipes, mas também contribui e facilita o gerenciamento financeiro e fiscal. Com um sistema completo e especializado na área de atuação do seu negócio, a sua incorporadora resolve a complexidade fiscal usando ferramentas que facilitam o dia a dia.

[corte]

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s