TCPO: lista de 10 benefícios para a construtora

Sabe aquela sensação de que o orçamento não serve para nada? A gente concorda que ela é o pior veneno para a sua construtora. Nesses momentos você já pensou em largar o planejamento. Mas existem estratégias para se livrar disso, como a TCPO (Tabela de Composição de Preço para Orçamento).

Mas como uma tabela pode ajudar?

Os benefícios de seguir um padrão podem tornar a orçamentação mais precisa. Isso ajuda a vencer o desafio de aproximar realidade e planejamento. É nesse sentido que a TCPO mostra o caminho que o orçamento de obra deve percorrer.

Você tem muitos motivos para confiar na TCPO.

Perceba nesse post a importância que uma tabela pode te para a sua empresa. Desde a elaboração do orçamento à participação de licitações, a TCPO resolve boa parte do planejamento financeiro da construtora.

Veja os dez fatos que tornam a TCPO importante para o negócio da construção civil!

  1. A TCPO gera dados confiáveis

[corte]

  1. Classifica e detalha insumos

 

 

[corte]

  1. Permite apresentar o orçamento em etapas

 

[corte]

  1. Aumenta a produtividade

 

  1. Possibilita economia na obra

Ter um planejamento claro faz a sua construtora economize. Saber exatamente a quantidade de uma determinada matéria-prima. Reconhecer a necessidade de um serviço especial. Essas são tarefas que fazem parte do orçamento de obras e que a TCPO ajuda a organizar.

Maçahico Tisaka, diz em seu livro Orçamento na Construção Civil ­– consultoria, projeto e execução, que a TCPO traz parâmetros quantitativos e qualitativos.

Ora, o que significa economizar em uma obra?

Cortar gastos de um serviço que agregue qualidade, como o acabamento em gesso e porcelanato? Ou seria reduzir custos identificando o desperdício? A gente sabe que você respondeu corretamente, pois nem sempre a economia está nos cortes de qualidade.

Para ser considerada econômica, uma obra precisa ser constantemente analisada por meio de parâmetros constantes. Nada de dois pesos e duas medidas. É para isso que a TCPO entra em jogo: criar um padrão e evitar a fuga do dinheiro.

  1. A TCPO ajuda a compor preços

[corte]

  1. Aumenta chances de participar de licitações

[corte]

Se o orçamento é fundamental para concorrer a licitações, a TCPO é crucial para uma boa orçamentação. Trabalhos acadêmicos reconhecem isso e criam metodologias a partir da compreensão da tabela.

[corte]

  1. Diminui risco de erros no orçamento

 

 

[corte]

  1. TCPO cabe nas planilhas

[corte]

  1. A TCPO Fica ainda melhor integrada ao ERP

[corte]

Conclusão

Para quem toca os projetos sem base em uma orçamentação clara, esse post pode representar apenas o começo de uma mudança. Ao final dessa leitura, a gente gostaria que você entendesse a importância da TCPO.

Listamos dez benefícios principais da tabela. Eles fazem da TCPO uma referência desde a década de 1960 [ID240], quando foi criada.

Essa leitura foi útil para você?

Se você gostou desse conteúdo sobre TCPO, curta! E se tem alguma dúvida, compartilhe com a gente e deixe seu comentário.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s